segunda-feira, 6 de outubro de 2008

LHC: A máquina do fim do mundo.

Enfim, parece que é desta vez que entrará em funcionamento o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC - Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Seu orçamentoo alcançõu a casa dos 4 bilhões de euros, é a maior máquina do planeta, com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior. Segundo muitos, esta é a máquina do juízo final.
Entre muitas outras coisas, um dos principais objectivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares. Para isso irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Inclusive está actualmente a decorrer um processo no tribunal do Hawaii que tenta impedir a experiência, até que hajam mais provas de que não existem riscos.



2 comentários:

Maurice Brandão disse...

Cara, bem interessante a postagem, tanto essa como a do game Crysis.
Sucesso no Blog e sempre que der, dou uma passadinha pra me atualizar, ok?
Abraço!

Digital World disse...

Com certeza cara, gostaria de conhecer esse tal de LHC deve ser bem grande, valeu e socesso com o seu também.

Falow cara.